Seja bem vindo ao nosso site Rádio Sertânia FM!

Brasil

Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso triplex

Publicada em 25/01/18 às 15:15h - 660 visualizações Rádio Sertânia Fm

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso triplex
 (Foto: Rádio Sertânia Fm)
Os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, votaram hoje (24) pela manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no São Paulo. Os magistrados negaram o recurso da defesa de Lula contra sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O presidente da turma, Leandro Paulsen, proclamou o resultado e a sessão foi encerrada.

Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF).

O último desembargador a votar, Victor Luiz dos Santos Laus, também foi favorável à manutenção da condenação de Lula e pelo aumento da pena.

Laus disse que os desembargadores não julgam pessoas, mas fato. E completou: "Esses fatos que foram trazidos no ambito da instrução criminal foram objeto de ampla investigação. O resumo que se tem é que, ao fim e ao cabo, aquele primeiro mandatário auferiu benefícios com esses fatos".

Os desembargadores também concordaram em reduzir as penas previstas inicialmente para O ex-presidente da OAS, José Aldemario Pinheiro Filho, e para o ex-diretor da área internacional da OAS, Agenor Franklin Magalhães Medeiros. José Aldemário, conhecido como Léo Pinheiro, foi condenado em primeira instância a 10 anos e 8 meses de prisão, mas teve a pena reduzida para três anos e seis meses. Já Agenor Franklin teve a pena reduzida para um ano e 10 meses. A princípio, ele tinha sido condenado pelo juiz federal Sérgio Moro a seis anos.

A defesa de Lula deve conceder entrevista dentro de alguns minutos para falar sobre o resultado e futuros recursos.

Como foi o julgamento

O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da ação e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.

Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. "Lamentavelmente, Lula se corrompeu", resumiu.

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo.

Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. Em relação ao ex-executivo da OAS Agenor Franklin, o relator propôs a redução da pena de 6 anos de prisão em regime fechado, para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto.

O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e também manteve condenação de Lula e aumento da pena. Com isso, o placar ficou em 2 a 0, o que significa maioria no tribunal para manutenção da condenação de Lula. Paulsen disse, no entanto, que a pena só deve ser cumprida após todos os recursos "serem exauridos na segunda instância".

E, por último, votou o desembargador Victor Luiz dos Santos Laus que seguiu os votos dos antecessores.

Entenda o caso

Para o juiz federal Sérgio Moro, que condenou Lula em primeira instância, ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do imóvel e que as reformas executadas no triplex pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula e faziam parte do pagamento de propina ao ex-presidente por ter beneficiado a empreiteira em contratos com a Petrobras.

No recurso apresentado ao TRF4, a defesa alegou que a análise de Moro foi "parcial e facciosa" e "descoberta de qualquer elemento probatório idôneo". Os advogados afirmaram que um conjunto de equívocos justificava a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na "narrativa isolada" do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre o que os advogados consideram "um fantasioso caixa geral de propinas" e a suposta compra e reforma do imóvel.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2018-01/desembargadores-do-trf4-mantem-condenacao-de-lula-no-caso-triplex









Redes Sociais
No Ar
Peça sua Música

Pedir

José aleixo

Sertânia

japãozin amarok ...

Mariana

Mossoró - RN

Kid Abelha - Como eu quero...

Mariana e Livia

Sertania - PE

Me usa - Valquíria Santos...

Davi

moro no alto do céu sertania

zezi da roça do Gabriel vaqueiro ...

BEATRIZ

SERTÂNIA

Adriana Arydes o poço ...

erileide Tavares

Santa Maria Df

pode ser qualquer uma...

Galeria de Fotos
ANIVERSÁRIO 2022 - RÁDIO SERTÂNIA FM -22 ANOS DE SUCESSO E AMOR POR SERTÂNIA!!
ANIVERSÁRIO 2022 - RÁDIO SERTÂNIA FM -22 ANOS DE SUCESSO E AMOR POR SERTÂNIA!!
Confraternização 2021!
Confraternização 2021!
JORNALISMO - Momentos diversos
JORNALISMO - Momentos diversos
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Mural

Enviar mensagem

Vanessa Gouveia

Rosa mande cheiro meu Pai Zeca e minha mãe e irmã lá S...

Wed gina freire mendes

Quero pedir a música miracle do cantor Bon jovi...

Roseane Justino Rabelo

Oi boa tarde!!! Gostaria de pedir a música euphoria do grupo bts s&o...

JORGE JOSE 12/12/1974

ESTOU OUVINDO PELA PRIMEIRA VEZ E ESTOU GOSTANDO DA PROGRAMAÇÃ...

Jean bezerra da silva

Quero oferecer uma musica Lucas Lucco 11 vidas....

Luciano De Paula

Gostaria de oferecer a música Seu País, da Banda EXA, para mi...

EDUARDO CAMARGO

BOA TARDE AMIGOS DA CIDADE DE SERTÂNIA DESTE ESTADO MARAVILHOSO DE PE...

cristiane hans

Quero mandar a musica,Lembro do brunno carvalho e um beijo p\fabiano ,,obri...

Videos
11/12/17Gonzaga Patriota parabeniza a Rádio Sertânia FM - 18 anos de sucesso!
19/11/12Oficina G3 - Incondicional
19/11/12Diante do Trono - Me Ama
Ouvinte do Mês
Nenhuma registro encontrado
Locutores
Fernando Norembergue
Érica Siqueira
Rosa Maria
Cecília Souza
Thiago Pontes
Top Música
Nenhuma registro encontrado
Equipe Sertânia Fm
Melhor equipe!
Momentos únicos!
OS Nonatos da Sertânia FM
Cecilia Souza, Thiago Pontes, Fernando
Fernando Norembergue- Diretor Geral
Parceiros
Parceiro 01Parceiro 02Parceiro 03

Copyright (c) 2022 - Rádio Sertânia FM - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD