• Titulo do Destaque 02
    Titulo do Destaque 02
    SubTitulo do Destaque 01
  • Titulo do Destaque 03
    Titulo do Destaque 03
    SubTitulo do Destaque 02
  •  
Últimas Notícias
Ministério da Integração Nacional define trajeto da interligação das bacias dos Rios Tocantins e São Francisco
Rádio Sertânia Fm em 06/06/17

Nesta segunda - feira (05/06) o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, acompanhado de sua equipe técnica, apresentou ao deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE), o Projeto de Viabilidade de Revitalização do Rio São Francisco, elaborado pela empresa EngeSoft Engenharia, nos parâmetros do Projeto de Lei nº 6569/88, de autoria do deputado socialista. 

O traçado do Projeto exposto pelo ministro Hélder Barbalho, na tarde desta segunda feira, coincide com o apresentado por Patriota, em sua proposta de lei. 

Segundo Gonzaga Patriota, autor desse Projeto de Lei, o trecho mais oneroso dessa transposição está no Estado de Tocantins, pois haverá necessidade da construção desses canais e elevatórias, para conduzir a água até transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa do Estado de Tocantins, com a Bahia. Neste ponto, no Distrito de Garganta - BA, a água é despejada na nascente do Rio Preto, de onde segue por gravidade até desaguar na Barragem de Sobradinho, o maior reservatório artificial do planeta, num percurso de 523 km.

Esse primeiro trecho da integração do Rio Tocantins, com o Rio São Francisco, visa encontrar a menor distância para os canais e, a topografia mais favorável a ser vencida, até chegar aos contrafortes da Serra Geral de Goiás. 

O ponto mais adequado para a captação na confluência do Rio Manuel Alves, afluente da margem direita do Rio Tocantins, o qual se encontra, em linha reta, a 61 km, à montante e ao sul, da cidade de Porto Nacional - TO. 

A escolha desse local pela equipe do Ministério da Integração Nacional se prende ao fato do Rio Manuel Alves ter sua nascente no flanco oeste da Serra Geral de Goiás, próximo a nascente do Rio Preto, no flanco leste dessa serra. No traçado em linha reta de direção E-W, a distância do ponto de captação, na foz do Rio Manuel Alves, até a nascente do Rio Preto, que é de 220 km e uma altura de 600 metros. 

Do ponto de captação até o encontro com as águas da barragem de Sobradinho, o percurso total será de 743 quilômetros, assim distribuídos: 220 km do Rio Tocantins até o distrito de Garganta - BA; daí segue por gravidade no leito do Rio Preto, até a confluência com o Rio Grande, por 315 km; desse ponto, segue por 86 km, até desembocar no Rio São Francisco, na cidade de Barra - BA, desse ponto até a Barragem de Sobradinho, percorre-se 122 km.  

Como referenciado anteriormente, apenas no primeiro trecho, correspondendo a 29,6% do percurso total, haverá necessidade de obras de engenharia, ou seja: 220 quilômetros para a adução e elevação da água, a 600m de altura, de modo a transpor a Serra Geral de Goiás, na divisa Tocantins/Bahia. Daí em diante, a água escoa por gravidade ao longo de 523 km, 70,4% da trajetória, atravessando a Chapada Ocidental da Bahia, geologicamente formada pelos arenitos do Grupo Urucuia, até seu destino final, na Barragem de Sobradinho.

A precipitação média anual na bacia do Rio Tocantins é de 1.600mm, estendendo-se os meses chuvosos de novembro a maio e os meses secos de junho a setembro, enquanto isso, a região semiárida do Rio São Francisco tem índices pluviométricos inferiores a 600 mm anuais. A vazão média do Rio Tocantins é de 13.600m3/s e a do Rio São Francisco 2.846m3/s, esse, hoje, com menos de 600m3/s.

Gonzaga Patriota está confiante de que, após a aprovação do seu Projeto de Lei que dormia há 20 anos na Câmara dos Deputados e, agora, com estas ações do Ministério da Integração Nacional, na pessoa do seu ministro Hélder Barbalho, que apresentou nesta segunda - feira o Projeto de Engenharia e, ainda, com os recursos alocados no OGU - Orçamento Geral da União, no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos milhões de reais), considerando-se, ainda, o estado de emergência porque passa o Rio São Francisco (Sobradinho, o maior lago artificial do mundo, com apenas 20% de sua capacidade), não tem mais como esperar. "Agora, resta-nos ouvir atenciosamente os ambientalistas, bem como, aguardar os estudos ambientais recomendados pelo ministro Hélder Barbalho ao Ministério do Meio Ambiente, para começar as obras", finalizou feliz, o deputado patriota.




Homem fica ferido após atear fogo na própria casa em Sertânia
Rádio Sertânia Fm em 16/05/17

Um homem identificado apenas pelas iniciais J. R. de B., 53 anos, conhecido como Tempero, ateou fogo na própria residência ontem, em Sertânia.
O caso aconteceu na rua Olívia Maria da Conceição, Bairro Mário Melo Nova. Segundo informações do Boletim de Ocorrências, vizinhos chamaram a polícia e ajudaram a apagar o fogo.
O Homem ficou ferido superficialmente no ombro, braços, costas e face. Ele foi imobilizado e levado para o hospital Maria Alice Gomes Lafayette, onde foi medicado. Ainda segundo informações da PM, ele apresentava sinais de perturbação mental.
De acordo com informações do Hospital, ele ainda permanece em observação, mas passa bem.
A ocorrência foi repassada para a Delegacia de Polícia Local para as providências cabíveis.


Com informações do B.O. da PM
Da Redação.




Erro do INSS causa transtornos na Caixa Econômica de Sertânia
Rádio Sertânia Fm em 05/04/17

Nesta quarta-feira (05) o jornalismo da Rádio Sertânia FM acompanhou de perto o drama dos segurados do INSS  na Caixa econômica em Sertânia, onde a fila estava enorme, com idosos, pessoas com deficiência no sol e em pé.
Segundo o INSS foi um erro técnico da central de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, que afetou todos os segurados da região. A orientação é que dúvidas em relação a mudança bancária devem ser tiradas através do telefone 135. Ainda segundo o INSS este erro fez com que todos os segurados de outros bancos tivessem seus salários transferidos para recebimento deste mês nas agências da Caixa.

O INSS garante que para os próximos meses a situação já foi resolvida e mês em maio já volta à normalidade.

Como os segurados de outros bancos não tem o cartão magnético da Caixa precisam receber na "boca do caixa" com documento de identidade com foto, por isso a super lotação.

Em Sertânia, os comerciantes sensibilizados com a situação estão ajudando as pessoas, com cadeiras para minimizar o sofrimento.
Há relatos de pessoas passando mal nas filas, brigas e desmaios.  Os primeiros da fila desta quarta-feira chegaram às 4 horas da manhã.

Redação - Cecília Souza




Redes Sociais


No Ar
Forrozada com Rosa Maria
Peça sua Música

  • mizaelalexandre
    Cidade: sertania pe
    Música: evagerica
  • mizaelalexandre
    Cidade: sertania pe
    Música: evagerica
  • JOSENALDO GOMES
    Cidade: SERTANIA- ASSUNÇÃO PB
    Música: QUALQUER UMA DE ZEZE DE CAMARGO E LUCIANO.
  • samanta fontinele
    Cidade: petrolina
    Música: barreiras=brunno carvalho
  • luana
    Cidade: sao paulo
    Música: seu Policia - carlos melo e Alexandre
  • jose rodrigues pereira
    Cidade: sao paulo sp
    Música: triste partida luis gonzaga
Enquete


Nenhum registro encontrado


Ouvinte do Mês



Nenhum registro encontrado


Top Música



Nenhuma Música cadastrada



Fan Page

Copyright (c) 2017 - Rádio Sertânia Fm - Todos os direitos reservados